Celebração de Lammas.
Atualizado: 11 de Set de 2020
Esse é o festival da roda do ano que marca o inicio das primeiras colheitas, depois de Lammas ainda temos mais 02 colheitas, Mabon e Samhain.

Deusa escolhida para representar o Festival da Deusa 2021 Lammas - Deusa Cy

Lammas é uma dos festivais celta do FOGO e da AGUA que marca inicio dos agradecimentos ao Deus Lugh (que significa Luz) pela terra fértil, os belos alimentos e a harmonia entre o sol e a chuva.
Neste dia sagrado é realizado rituais de proteção ao Deus Lugh e queimado amuletos de proteção antigos, dando espaço para a renovação de outros instrumentos de poder.

Veja o mundo honrando Lammas em diferentes locais
Nativos - Mani / Deusa do milho
Roma/ Ceres
Grécia / Demeter
Hawai / Pele
Africa - Okô
e outras divindades ...

Esse festival é comemorado em todo planeta pois toda a humanidade dele dependia , e a agricultura para sua sobrevivência, em muitas regiões agriculas esse festival ainda é esperado com muito fervor, pois ele marca o momento de começarmos a receber tudo aquilo que plantamos.
Como sentimos Lammas no dia-a-dia
Observando os alimento que chega em nossa mesa, pois quem plantou, teve muito trabalho durante o ano, como separar as sementes boas para o plantio, limpar a planície, preparar a terra, esperar o momento certo para plantar e nutrir, acolher e amar cada plantinhas que surgia na terra, ate chegar o grande momento de colher e compartilhar com a comunidade para se alimentar.
Viva Lammas, viva a vida
viva os alimentos da grande mãe!
Rituais
Um dos rituais feitos nessa época é a construção da boneca feita de palha de milho trançado, onde crianças e toda comunidade pode participar, nesse momento honramos a mãe adotiva de Lugh Taltiu que morreu de tanto se esforçar para limpar as planícies central da Irlanda, para que seu povo pudesse plantar, tal sacrifício é lembrado é lembrado pelo esforço da Deusa em fertilizar a terra e do Deus que vai entregando sua luz da vida para a continuação da humanidade.
Boneca de palha/ou de outro material, essa boneca simboliza a energia da Deusa dentro da colheita, toda sua entrega e força. Em um ano ela será construída e no outro ano ela sera destruída em oferta aos novos caminhos e o desapego ao que ja foi ( lembrando que neste festival queimamos outros amuletos de proteção para a renovação de outros)
Pão, bolos, assados etc uma verdadeira fartura da fazenda, sabe aquele jantar oferecido pela avó que esperou o ano inteiro para ver toda família? é exatamente essa mesa que esperamos no dia de celebração de lammas a abundância das colheitas.
Frutas da época, uma das formas de se conectar com os festivais da roda do ano, é consumir o que a Deusa nos oferece no tempo dela, estar conectado com as frutas, verduras e vegetais da estação é reconhecer nos alimentos a face generosa a amorosa da grande mãe. Então em nossa mesa de Lammas é preciso ter os alimentos da estação do local de onde você vive.
Bebidas a base de cereais e frutas, a famosa cerveja frutada ou o vinho com aromas de morango e pêssego, tudo vale para honrar os grãos e celebrar este festival
Ervas ritualísticas
Flores de acacia
Aloé,
Alo de milho
Feno grego
Olíbano
Malva-rosa
Folhas de carvalho
Girassol e trigo
Cores de Lammas
Vermelho, amarelo, laranja