Celebração de Lammas.

Atualizado: 11 de Set de 2020

Esse é o festival da roda do ano que marca o inicio das primeiras colheitas, depois de Lammas ainda temos mais 02 colheitas, Mabon e Samhain.




Deusa escolhida para representar o Festival da Deusa 2021 Lammas - Deusa Cy





Lammas é uma dos festivais celta do FOGO e da AGUA que marca inicio dos agradecimentos ao Deus Lugh  (que significa Luz) pela terra fértil, os belos alimentos e a harmonia entre o sol e a chuva.

Neste dia sagrado é realizado rituais de proteção ao Deus Lugh e queimado amuletos de proteção antigos, dando espaço para a renovação de outros instrumentos de poder.



Veja o mundo honrando Lammas em diferentes locais

Nativos - Mani / Deusa do milho

Roma/ Ceres

Grécia / Demeter

Hawai / Pele

Africa - Okô ​

e outras divindades ...



Esse festival é comemorado em todo planeta pois toda a humanidade dele dependia , e a agricultura para sua sobrevivência, em muitas regiões agriculas esse festival ainda é esperado com muito fervor, pois ele marca o momento de começarmos a receber tudo aquilo que plantamos.


Como sentimos Lammas no dia-a-dia

Observando os alimento que chega em nossa mesa, pois quem plantou, teve muito trabalho durante o ano, como separar as sementes boas para o plantio, limpar a planície, preparar a terra, esperar o momento certo para plantar e nutrir, acolher e amar cada plantinhas que surgia na terra, ate chegar o grande momento de colher e compartilhar com a comunidade para se alimentar.

Viva Lammas, viva a vida
viva os alimentos da grande mãe!

Rituais


  1. Um dos rituais feitos nessa época é a construção da boneca feita de palha de milho trançado, onde crianças e toda comunidade pode participar, nesse momento honramos a mãe adotiva de Lugh Taltiu que morreu de tanto se esforçar para limpar as planícies central da Irlanda, para que seu povo pudesse plantar, tal sacrifício é lembrado é lembrado pelo esforço da Deusa em fertilizar a terra e do Deus que vai entregando sua luz da vida para a continuação da humanidade.

  2. Boneca de palha/ou de outro material, essa boneca simboliza a energia da Deusa dentro da colheita, toda sua entrega e força. Em um ano ela será construída e no outro ano ela sera destruída em oferta aos novos caminhos e o desapego ao que ja foi ( lembrando que neste festival queimamos outros amuletos de proteção para a renovação de outros)

  3. Pão, bolos, assados etc uma verdadeira fartura da fazenda, sabe aquele jantar oferecido pela avó que esperou o ano inteiro para ver toda família? é exatamente essa mesa que esperamos no dia de celebração de lammas a abundância das colheitas.

  4. Frutas da época, uma das formas de se conectar com os festivais da roda do ano, é consumir o que a Deusa nos oferece no tempo dela, estar conectado com as frutas, verduras e vegetais da estação é reconhecer nos alimentos a face generosa a amorosa da grande mãe. Então em nossa mesa de Lammas é preciso ter os alimentos da estação do local de onde você vive.

  5. Bebidas a base de cereais e frutas, a famosa cerveja frutada ou o vinho com aromas de morango e pêssego, tudo vale para honrar os grãos e celebrar este festival 


Ervas ritualísticas

Flores de acacia

Aloé,

Alo de milho

Feno grego

Olíbano

Malva-rosa

Folhas de carvalho

Girassol e trigo 



Cores de Lammas

Vermelho, amarelo, laranja 

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Rua Amaro Agostinho dos Santos

Florianópolis

Santa Catarina - Brasil

Claudiane Pires Miguel

Email: Festivaldadeusabrasil@gmail.com
Tel: 5548999095989

Receba novidades do festival da Deusa

Siga a gente

  • Instagram ícone social
  • YouTube
  • Facebook ícone social

Fale com a gente

0